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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32297

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Título: Investigando o processo de gênese instrumental de licenciandos em matemática ao utilizarem o geoplano durante a realização de atividades sobre quadriláteros
Autor(es): VILAÇA, Marcel Muniz
Palavras-chave: Geometria Plana; Quadrilátero; Matemática – Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 21-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar como estudantes de um curso de licenciatura em matemática utilizavam o geoplano durante a realização de algumas atividades envolvendo as características dos quadriláteros. Nessa busca, delimitamos o foco de análise no modo como o geoplano é utilizado, quais as possibilidades que ele oferece e como os licenciandos o utilizam para elaborar respostas diante das situações propostas. Para reforçar a nossa pesquisa e encontrar elementos que sustentem e possibilitem analisar o tema foco de nossa investigação foram utilizadas a Teoria da Instrumentação e a Teoria da Orquestração Instrumental. A primeira para subsidiar a investigação de como os licenciandos manuseiam o geoplano durante a realização das atividades envolvendo os quadriláteros. Já a segunda teoria foi utilizada para planejar, estruturar e executar todas as atividades dessa pesquisa. Nesse sentido, foram vivenciadas 2 oficinas com 36 estudantes de licenciatura em matemática que foram divididos em trios para a realização das atividades. Como principais resultados evidenciou-se uma dificuldade na compreensão das características dos quadriláteros, especificamente a definição dessa família de figuras e o reconhecimento das características dos quadriláteros, principalmente o losango. Constatou-se uma predominância na utilização apenas de quadriláteros convexos, especialmente os notáveis, para a elaboração das respostas durante as atividades. Em relação a utilização do geoplano durante as atividades identificamos que esse recurso é dispensável em atividades que apenas solicitam a construção de figuras. Nessas situações o geoplano não apresentou indícios que possam ajudar os licenciandos durante o estudo dos quadriláteros. Já em situações em que seja solicitado a construção de quadriláteros que respeite algumas características específicas, o geoplano mostrou ser um bom recurso didático ao apresentar situações em que por meio de sua manipulação os licenciandos conseguiram elaborar uma resolução para a atividade proposta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32297
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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